Histórico

Tudo começou há cerca de oito anos atrás em uma escola da rede estadual de ensino público, no município de Ananindeua-Pa que recebera computadores do governo federal com S.O. (Sistema Operacional) GNU/Linux Kurumin. (típico gnu/linux com alguns ensaios de gráficos e maioria puro comando).

E por este S.O ser muito carregado para trabalhar com o ensino-aprendizagem de crianças e jovens, um Professor lotado na sala de informática, teve a iniciativa de começar a estudar a possibilidade de “enxugar” o sistema e com ajuda de um aluno (design) que preparou as artes e um voluntário curioso, que vos escreve, lançamos uma versão customizada com aplicativos para educação, muita motivação, encaminhamentos por projetos na escola e vislumbre da ferramenta livre muito utilizada hoje pela garotada.

Depois de muitas andanças e formações para professores, alunos, ong’s para divulgar o software livre, inclusive entregando cds, o projeto começou a declinar, pois não eramos e nem somos profissionais com formação tecnológica; o que começou a dificultar na atualização.

Mas esta parceria/experiência serviu para continuar os sonhos que nos aspirávamos com estabilidade, atualizações e principalmente com aplicativos educacionais livres.

Hoje, diante de mais um desafio, inspirado no projeto de GNU/Linux + aplicativos educacionais e computadores obsoletos, nasceu o Boto Mirim, uma customização do Lubuntu.

Para saber mais sobre o Boto Mirim leia a página Sobre.

Abraço forte!

Dinei Souza

8 pensamentos sobre “Histórico

  1. Ney parabéns pela iniciativa e força de vontade para dar andamento nesse projeto envolvendo o software livre! Sabemos que não é fácil! Mas os persistentes sobrevivem assim como vc!

    Parabéns e saudades do nosso tempo no curso de Pós em Informática na Educação na UEPA.

    • Poxa Silvia, obrigado pelo incentivo e pela lembrança… por isso que é massa termos amigos-parceiros!!
      Continuaremos sempre trabalhando para que mais pessoas sejam inclusas digitalmente LIVRES.

      Abs,

      Dinei Souza

  2. Parabéns amigos. Sei que é muita persistência e força de vontade dessa equipe maravilhosa em contribuir na divulgação do software livre e na inclusão digital.
    Abraço

  3. Oi
    Trabalhei em laboratório de informática, um dia lembrei que foi um cara na escola onde trabalhava e instalou um sistema operacional que tinha um boto cor de rosa e tinha uma musiquina como fosse um carimbó, acho que era mesmo esse seu sistema. Estava procurando para saber quem desenvolveu e por que não fizeram atualizações e novas versões.
    Att: Cintia Pires

    • Olá,

      tem relação sim (com o botomirim), mas aquele que funcionava nas escolas era acordo do governo com ufpa. Este aqui do nosso blog é uma iniciativa de 3 linuxeiros e eu participei da customização do boto das escolas também.
      Sobre as atualizações, por motivos profissionais precisamos dar uma parada, mas já estamos articulando o retorno do jedi.

      Obrigado pelo acesso e participação, voltaremos a escrever em nosso blog, fique ligada!

      Sds,

      Dinei

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s